O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, juntamente com o secretário de Inovação, Ike Koetz, e o secretário de Governança, Germano Junges, esteve em Porto Alegre nesta semana para acompanhar os avanços de um projeto que promete transformar a mobilidade e o turismo na região. Na quarta-feira (4), a Sultrens, consórcio formado pelas empresas RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital, apresentou ao Governo do Estado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a implantação do trem que conectará Porto Alegre a Gramado.
O próximo passo será a análise técnica do estudo, conduzida pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt), para verificar sua conformidade com as normativas vigentes. Para o vice-prefeito Luia Barbacovi, o projeto representa uma grande oportunidade para a Serra Gaúcha. “Essa iniciativa vai impulsionar o turismo em Gramado, na Região das Hortênsias e na Serra como um todo. Além de resgatar a história ferroviária, a criação de uma linha férrea pode atrair novos investimentos, gerar empregos e fortalecer a economia local”, destacou.
Conexão sobre trilhos
Com o objetivo de oferecer uma nova alternativa de deslocamento para um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul, o trem percorrerá 84 quilômetros entre Porto Alegre e Gramado, alcançando uma velocidade de 130 km/h. O tempo estimado para a viagem será de pouco mais de uma hora. O trajeto inicial será direto, partindo do Aeroporto Salgado Filho e focando no atendimento aos turistas que chegam ao Estado.