DestaqueGeralMais Turismo

Ministro do Turismo traz para Belém árvore simbólica da COP29 para a COP30

Celso Sabino fez troca simbólica com o plantio de uma muda de romã, na tarde desta sexta-feira (22.11), árvore típica do atual país anfitrião

Para simbolizar a transição da sede da COP de Baku para Belém (PA), o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, recebeu das mãos do ministro do Azerbaijão, Fuad Naghiyev, uma muda de romã — árvore tradicional do país anfitrião. A muda será plantada em Belém, cidade que sediará a COP30 no próximo ano. Na tarde desta sexta-feira (22/11), ambos participaram de um plantio simbólico na sede do Ministério do Turismo do Azerbaijão, reforçando a cooperação entre as duas nações.

Durante a cerimônia, Sabino ressaltou o compromisso assumido para a transição da sede da COP de 2026, que será definida em breve.

“Com este gesto, fortalecemos os laços entre os ministérios do Turismo do Azerbaijão e do Brasil. Levaremos esta muda para Belém, onde será plantada para marcar a chegada deste grande evento à capital paraense. Assim como estamos assumindo o desafio da COP30, ao final do evento, também entregaremos uma muda à próxima sede, que será escolhida pela ONU, dando continuidade a essa tradição de conexão e compromisso entre as nações”, destacou.

O turismo brasileiro teve protagonismo durante os 12 dias da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024, a COP29, realizada em Baku. Com um estande de 200 m² localizado na Green Zone (Zona Verde), o Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae, apresentou as riquezas naturais e culturais do Brasil, além de promover debates sobre temas estratégicos para o setor. Painéis e workshops discutiram sustentabilidade, práticas empresariais inovadoras, políticas para descarbonização e o fortalecimento de comunidades locais por meio do turismo sustentável.

Diretamente do maior evento global sobre mudanças climáticas, o ministro Celso Sabino, que já chegou à COP29 como presidente eleito para a próxima gestão do Conselho Executivo da ONU Turismo, fez um balanço positivo da participação brasileira.

“É uma honra para o Brasil ocupar, pela primeira vez em quase 30 edições da COP, um espaço de tanto destaque, com o turismo sendo tema de um dia inteiro de debates na programação oficial. Isso coroa os excelentes resultados que o Brasil tem alcançado no turismo doméstico e internacional”, avaliou.

No Dia Temático do Turismo, Sabino foi um dos palestrantes na 1ª Reunião Ministerial sobre Ação Climática Ampliada na Atividade Turística. O encontro foi conduzido por Fuad Naghiyev e contou com a abertura do secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili.

Via
Midiaplay Comunicações
Fonte
Cléo Soares, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios