A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo, está dando importantes passos no projeto de City Branding “Gramado do Amanhã”. Entre os dias 10 e 15 de dezembro, uma equipe da Bloom Consulting estará na cidade para conduzir mais uma etapa do processo de consulta pública, envolvendo tanto a comunidade local quanto os turistas. Durante a semana, serão realizadas diversas ações em pontos estratégicos, captando ideias e percepções que ajudarão a moldar o futuro de Gramado.
O conceito de City Branding é uma ferramenta estratégica que busca criar e gerenciar a identidade de uma cidade, promovendo uma conexão emocional entre as pessoas e o destino. A proposta é destacar as características únicas de Gramado, alinhando sua identidade à marca e ao posicionamento estratégico, assegurando sua diferenciação no mercado turístico e o pleno desenvolvimento do seu potencial.
O projeto conta com a consultoria de Caio Esteves Ribas, arquiteto e urbanista pioneiro no Brasil em place branding e placemaking. Com métodos inovadores, Ribas reforça a resiliência dos espaços urbanos, conectando a identidade local às aspirações da população. Autor de obras como Place Branding (2016), Cidade Antifrágil (2021) e Lugares Futuros (2024), ele traz sua expertise para fortalecer ainda mais a marca Gramado.
Para o Secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci, este é um marco significativo: “Estamos unindo a comunidade e os turistas em um planejamento participativo, reafirmando nosso compromisso com um turismo sustentável e de excelência”.
Cronograma das Ações
10/12 – Terça-feira
- 14h às 16h: Posto de Saúde do Centro
11/12 – Quarta-feira
- 9h às 11h: Posto de Saúde da Várzea
- 18h30 às 20h: Grande Desfile de Natal, Av. das Hortênsias
12/12 – Quinta-feira
- 9h às 11h: Lago Negro
- 18h30 às 20h: Nativitaten, Serra Park
13/12 – Sexta-feira
- 13h30 às 15h30: Rua Coberta
- 17h às 19h: Vila de Natal, Praça das Etnias
14/12 – Sábado
- 8h às 10h: Feira de Agricultores, Praça das Etnias (Centro)
- 10h30 às 12h30: Clube Azaléia
15/12 – Domingo
- 10h às 12h: Lago Joaquina Rita Bier
- 15h às 17h: Vila Olímpica, Várzea Grande
Essa iniciativa reforça o compromisso de Gramado em se consolidar como um destino turístico que valoriza sua essência e os desejos de seus habitantes e visitantes.