A “Casa Brasil”, espaço organizado pelo Ministério do Turismo na COP29, em Baku, no Azerbaijão, foi palco de importantes debates nesta terça-feira (12/11). Os painéis abordaram temas cruciais para o desenvolvimento do turismo, como infraestrutura, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. Representantes do governo brasileiro e de organismos internacionais participaram das discussões.
Um dos destaques foi a apresentação do secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral. Ele destacou iniciativas do Ministério do Turismo voltadas para a preparação da COP30, que ocorrerá em 2025, em Belém (PA). Entre as ações, Sobral enfatizou a criação da Escola Nacional de Turismo, cuja primeira unidade será implantada na capital paraense, reforçando a capacitação como pilar do fortalecimento do setor.
“O ministro do Turismo, Celso Sabino, lançou recentemente, em Belém do Pará, a Escola Nacional do Turismo, que será a primeira do tipo no Brasil. Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento do turismo e promover impactos sociais positivos, como a geração de empregos, renda e melhoria na qualidade de vida das comunidades locais”, afirmou Sobral.
Os painéis contaram ainda com a presença de Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Luiza Sidonio, gerente do Plano de Transformação Ecológica do Ministério da Fazenda; Renato Soares, assessor do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; e Abrão Neto, CEO da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, entre outros especialistas.